Leves Ajustes nas Estimativas Refletem Reavaliação da Produtividade
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) revisou suas estatísticas mensais para o complexo da soja no Brasil, abrangendo até maio de 2024. As novas projeções indicam pequenas alterações nas estimativas, com a produção de soja em grão prevista para alcançar 153,2 milhões de toneladas, um aumento de 700 mil toneladas em relação ao levantamento anterior. O esmagamento deve se manter em 54,5 milhões de toneladas, enquanto a produção de farelo de soja permanece em 41,7 milhões de toneladas e a de óleo em 11 milhões de toneladas.
Processamento Mensal e Desempenho
Em maio, o processamento de soja foi de 4,29 milhões de toneladas, representando uma queda de 1,5% em comparação a abril de 2024 e uma redução de 6,2% em relação ao mesmo mês de 2023, ajustado pelo percentual amostral de 90,6%.
Comércio Exterior e Expectativas de Receita
No âmbito do comércio exterior, as exportações registraram os seguintes volumes: 97,8 milhões de toneladas de soja em grão, 21,7 milhões de toneladas de farelo de soja (um aumento de 100 mil toneladas em relação à estimativa anterior) e 1,15 milhão de toneladas de óleo de soja (crescimento de 50 mil toneladas em comparação com a última projeção). A expectativa de receita gerada por essas vendas internacionais do complexo soja é de US$ 49,6 bilhões para este ano.
Fonte: visaoagro.com.br.